No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do palhaço. A data é comemorada no Brasil desde a década de 1980, mas apenas em junho de 2014 a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o projeto do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que institui o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional do Palhaço, em homenagem a esse precioso profissional que tem o dom de fazer seu público rir.
O Palhaço é o verdadeiro mágico do circo, pois faz a mais bela das mágicas, que é arrancar risadas da plateia. Quem não adora ver as trapalhadas dos palhaços quando estamos no circo? Não há nada mais gostoso do que dar boas gargalhadas. Além de fazer a alegria de tanta gente há tantos anos, seguem deixando lembranças nos mais novos e fazendo com que os adultos não se esqueçam de que ainda são um pouco crianças.
A imagem do palhaço está eternizada. O Brasil tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre muitos outros. No picadeiro de um circo, na TV ou nas ruas, os palhaços estão espalhados por todos os lados, mantendo sempre viva a tradição de fazer as pessoas rirem. Queríamos aqui citar o nome de cada um, mas não dá, pois são muitíssimos. Em nome de todos os que fazem o "Diário do Circo" desejamos muito sucesso a vocês profissionais da alegria! A todos os palhaços do Brasil, PARABÉNS PELO SEU DIA!