24/01/2016

O CIRCO

É uma arte milenar onde a magia transcende faixa etária, condição social ou grau de instrução encantando crianças, adolescentes e adultos que se contagiam nesse mundo fabuloso coberto por uma lona por onde algumas horas e vivenciados momentos de magia e emoção. Deixando ser levados pelos encantos dos malabares, contorcionistas, trapezistas ou em uma das horas mais esperadas a chegada do palhaço garantindo momentos de sorrisos e grandes gargalhadas.

 
Foto: Divulgação/Marcos Casuo
A história do circo no Brasil começa no século XIX com familias vindas da Europa, manisfestando diversos sentimentos e interpretações. O circo brasileiro possue traços diferentes dos circos Europeus, o nosso circo o palhaço e mais falante, com traços de humor picantes, onde o público busca numeros mais perigosos aqueles de tirar o fôlego. A trajetoria da arte circense no Brasil atravessou muitas etapas e sua linguagem vive sempre em transformação. Segundo pesquisa existe atualmente mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 médios e grandes, estimando um público anual de 25 milhões de espectadores.


Apesar dos circos brasileiros vem enfrentando problemas nos dias de hoje devido à falta de terrenos ou proibição de sua montagem em lugares públicos ou preço alto que é cobrado em terrenos particulares. Portanto devemos valorizar essa cultura que apesar de muitos anos de existência ainda nos dias de hoje contagia a todos onde chega, desde o grande, médio e pequeno circo pois cada um deles traz sua magia e essência vamos levar nossas famílias e crianças. Visite o circo que visita a sua cidade. Vamos ao circo!!!!!!!!!!!!!!!
 Por Afonso Neto, admirador da arte circense.


“Era uma vez, uma linda manhã de sol, em que um menino viu um circo e foi até lá, ele e os seus pais.
O menino entrou no circo e assistiu a um espetáculo.
Havia palhaços, malabaristas e os homens das motas voadoras.
Os animais que havia eram as cobras, os cavalos, os tigres, os leões, os camelos e as focas amestradas.
Os palhaços faziam rir e faziam palhaçadas. Os malabaristas atiravam as bolas ao ar, o homem das motas voadoras andava numa roda gigante e quase que morriam.
O menino gostava dos palhaços, que não paravam de fazer palhaçadas e brincavam com ele.
E o menino foi sempre ao circo."

(Texto criado por André extraído do site http://osestrelinhas.blogs.sapo.pt/circo-texto-narrativo-109702)
Compartilhe isso nas redes sociais: